O UNIVERSO DA MINHA FILHA
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segunda-feira, 19 de abril de 2010
O que nos pediria um autista
2- NÃO TE ANGUSTIES COMIGO, PORQUE ME ANGUSTIO. RESPEITA MEU RITMO. SEMPRE PODERÁS RELACIONAR-TE COMIGO SE COMPREENDERES MINHAS NECESSIDADES E MEU MODO ESPECIAL DE ENTENDER A REALIDADE. NÃO SE DEPRIMA, O NORMAL É QUE AVANCE E ME DESENVOLVA CADA VEZ MAIS.
3- NÃO ME FALE DEMAIS, NEM DEMASIADO DEPRESSA. AS PALAVRAS SÃO “AR” QUE NÃO PESA PARA TI, MAS PODEM SER UMA CARGA MUITO PESADA PARA MIM. MUITAS VEZES NÃO SÃO A MELHOR MANEIRA DE RELACIONAR-SE COMIGO.
4- COMO OUTROS FILHOS, COMO OUTROS ADULTOS, NECESSITO COMPARTILHAR O PRAZER E GOSTO DE FAZER AS COISAS BEM, MESMO QUE NEM SEMPRE CONSIGA. FAZ-ME SABER, DE ALGUM MODO, QUANDO CONSIGO FAZER AS COISAS BEM E AJUDA-ME A FAZÊ-LAS SEM ERROS. QUANDO FAÇO MUITOS ERROS, PODE SER QUE ME IRRITE, E ACABE POR ME NEGAR A FAZER AS COISAS.
5- NECESSITO DE MAIS ORDEM DO QUE VOCÊ NECESSITA, MAIS PREVISIBILIDADE DO QUE VOCÊ REQUER. TEREMOS QUE NEGOCIAR ALGUNS RITUAIS PARA CONVIVER.
6- É DIFÍCIL COMPREENDER O SENTIDO DE MUITAS DAS COISAS QUE ME PEDEM PARA FAZER. AJUDA-ME A ENTENDÊ-LAS. PEÇA-ME COISAS QUE PODEM TER UM SENTIDO CONCRETO E DECIFRE-AS PARA MIM. NÃO PERMITAS QUE ME ACOMODE NEM PERMANEÇA INATIVO.
7- NÃO ME INVADAS EXCESSIVAMENTE. ÀS VEZES, AS PESSOAS SÃO MUITO IMPREVISÍVEIS, DEMASIADAMENTE RUIDOSAS, DEMASIADAMENTE ESTIMULANTES. RESPEITA AS DISTANCIAS DE QUE NECESSITO, PORÉM NUNCA ME DEIXE SÓ.
8- O QUE FAÇO NÃO É CONTRA VOCÊ. QUANDO TENHO UMA ZANGA OU ME GOLPEIO, QUANDO DESTRUO ALGO OU ME MOVIMENTO EM EXCESSO, QUANDO ME É DIFÍCIL ATENDER OU FAZER O QUE ME PEDES, NÃO ESTOU QUERENDO TE PREJUDICAR. NÃO ME ATRIBUA MÁS INTENÇÕES!
9- MEU DESENVOLVIMENTO NÃO É ABSURDO, EMBORA NÃO SEJA FÁCIL DE ENTENDER. ELE TEM SUA PRÓPRIA LÓGICA E MUITAS DAS CONDUTAS QUE CHAMAM DE “ALTERADAS” SÃO FORMAS DE ENFRENTAR O MUNDO NA MINHA ESPECIAL FORMA DE SER E PERCEBER. FAÇA UM ESFORÇO PARA ME COMPREENDER.
10- PARA MIM, AS OUTRAS PESSOAS SÃO DEMASIADAMENTE COMPLICADAS. MEU MUNDO NÃO É COMPLEXO E FECHADO. É SIMPLES. EMBORA TE PAREÇA ESTRANHO O QUE TE DIGO, MEU MUNDO É TÃO ABERTO, TÃO SEM DISSIMULAÇÕES E SEM MENTIRAS, TÃO INGENUAMENTE EXPOSTAS AOS DEMAIS, QUE É DIFÍCIL PENETRARMOS NELE. NÃO VIVO EM UMA “FORTALEZA VAZIA”, NEM EM UMA PLANÍCIE TÃO ABERTA QUE POSSA PARECER INACESSÍVEL. TENHO MUITO MENOS COMPLICAÇÕES DO QUE AS PESSOAS CONSIDERADAS NORMAIS.
11- NÃO ME PEÇAS SEMPRE AS MESMAS COISAS NEM ME EXIJAS AS MESMAS ROTINAS. NÃO TENS QUE TE FAZER AUTISTA PARA ME AJUDAR. O AUTISTA SOU EU, NÃO VOCÊ!
12- NÃO SOU SÓ AUTISTA. TAMBÉM SOU UMA CRIANÇA, UM ADOLESCENTE, OU UM ADULTO. COMPARTILHO MUITAS COISAS DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES OU ADULTOS DITOS “NORMAIS”. GOSTO DE JOGAR E DE ME DIVERTIR. QUERO OS MEUS PAIS E AS PESSOAS QUE ME CERCAM E ME SINTO SATISFEITO QUANDO FAÇO AS COISAS BEM. É AQUILO QUE COMPARTILHAMOS QUE NOS UNE.
13- VALE A PENA VIVER COMIGO. POSSO DAR-LHE TANTAS SATISFAÇÕES QUANTO OUTRAS PESSOAS, EMBORA NÃO SEJAM AS MESMAS. PODE CHEGAR UM MOMENTO EM SUA VIDA EM QUE EU, QUE SOU AUTISTA, SEJA SUA MAIOR E MELHOR COMPANHIA.
14- NÃO ME AGRIDAS QUIMICAMENTE. SE TE DIZEM QUE TENHO QUE TOMAR UM MEDICAMENTO, PROVIDENCIE QUE SEJA REVISADO PERIODICAMENTE POR UM ESPECIALISTA.
15- NEM MEUS PAIS NEM EU TEMOS A CULPA DO QUE SE PASSA. TÃO POUCO A TÊM OS PROFISSIONAIS QUE ME AJUDAM. NÃO SERVE DE NADA QUE OS CULPE. ÀS VEZES, MINHAS REAÇÕES E CONDUTAS PODEM SER DIFÍCEIS DE COMPREENDER OU AFRONTAR, PORÉM NÃO É CULPA DE NINGUÉM. A IDÉIA DE “CULPA” NÃO PRODUZ MAIS QUE SOFRIMENTO EM RELAÇÃO AO MEU PROBLEMA.
16- NÃO ME PEÇAS CONSTANTEMENTE COISAS ACIMA DO QUE SOU CAPAZ DE FAZER. PORÉM PEÇA-ME O QUE POSSO FAZER. DÁ-ME AJUDA PARA SER MAIS AUTÔNOMO, PARA COMPREENDER MELHOR, PORÉM NÃO ME DÊ AJUDA DEMAIS.
TEXTO DE ANGEL RIVIÈRE
tidymae@hotmail.com
Coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse:
2. A minha percepção sensorial é desordenada.
3. Por favor, lembre de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer)
4. Eu sou um "pensador concreto" (concrete thinker).
5. Por favor, tenha paciência com o meu vocabulário limitado.
6. Eu sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim.
Por favor, me mostre como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente me dizer. E, por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições consistentes me ajudam a aprender. Um esquema visual me ajuda durante o dia-a-dia. Alivia-me do stress de ter que lembrar o que vai acontecer. Ajuda-me a ter uma transição mais fácil entre uma atividade e outra. Ajuda-me a controlar o tempo, as minhas atividades e alcançar as suas expectativas. Eu não vou perder a necessidade de ter um esquema visual por estar crescendo. Mas o meu nível de representação pode mudar. Antes que eu possa ler, preciso de um esquema visual com fotografias ou desenhos simples. Com o meu crescimento, uma combinação de palavras e fotos pode ajudar mais tarde a conhecer as palavras.
7. Por favor, preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso fazer.
8. Por favor, me ajude com interações sociais.
9. Tente encontrar o que provoca a minha perda de controle.
Perda de controle, "chilique", birra, mal-criação, escândalo, como você quiser chamar, eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo. Se você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso poderá ser prevenido - ou até evitado. Mantenha um diário de horas, lugares pessoas e atividades. Você encontrar uma seqüência pode parecer difícil no começo, mas, com certeza, vai conseguir. Tente lembrar que todo comportamento é uma forma de comunicação. Isso dirá a você o que as minhas palavras não podem dizer: como eu sinto o meu ambiente e o que está acontecendo dentro dele.
10. Se você é um membro da família me ame sem nenhuma condição.
Elimine pensamentos como "Se ele pelo menos pudesse." ou "Porque ele não pode." Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais tinham para você e você não gostaria de ser sempre lembrado disso. Eu não escolhi ser autista. Mas lembre-se que isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda a minha chance de alcançar uma vida adulta digna será pequena. Com o seu suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa. Eu prometo: EU VALHO A PENA. E, finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência. Ajuda a ver o meu autismo como uma habilidade diferente e não uma desabilidade. Olhe por cima do que você acha que seja uma limitação e veja o presente que o autismo me deu. Talvez seja verdade que eu não seja bom no contato olho no olho e conversas, mas você notou que eu não minto, roubo em jogos, fofoco com as colegas de classe ou julgo outras pessoas? É verdade que eu não vou ser um Ronaldinho "Fenômeno" do futebol. Mas, com a minha capacidade de prestar atenção e de concentração no que me interessa, eu posso ser o próximo Einstein, Mozart ou Van Gogh. Eles também tinham autismo, uma possível resposta para alzaheim o enigma da vida extraterrestre - O que o futuro tem guardado para crianças autistas como eu, está no próprio futuro. Tudo que eu posso ser não vai acontecer sem você sendo a minha base.
Pense sobre estas "regras" sociais e se elas não fazem sentido para mim, deixe de lado. Seja o meu protetor seja o meu amigo e nós vamos ver ate onde eu posso ir.
CONTO COM VOCÊ!
Dicas de ensino para crianças e adultos com autismo
Dicas valiosas da experiência de um autista.
1) Muitas pessoas com autismo são pensadores visuais.
2) Deve-se evitar séries de instruções verbais longas.
5) Use métodos visuais concretos para ensinar números e conceitos.
"Meus pais me deram um brinquedo matemático que me ajudou a aprender números. Ele consistia em um jogo de blocos que tinha comprimentos diferentes e cores diferentes para os números de uma a dez. Com isto, eu aprendi a adicionar e subtrair. Para aprender frações, meu professor tinha uma maçã de madeira cortada em quatro partes e uma pêra cortada ao meio. A partir daí, eu aprendi o conceito de quatro e metades."
6) "Eu tinha a pior letra da minha classe", o que fazer?
8) O incômodo com sons altos.
9) Algumas pessoas autistas são importunadas por distrações visuais ou luzes fluorescentes.
"Elas podem ver a centelha do ciclo 60 de eletricidade. Para evitar este problema, coloque a carteira da criança perto da janela ou tente evitar usar luzes fluorescentes. Se as luzes não podem ser evitadas, use as lâmpadas mais novas que você puder conseguir. Lâmpadas mais novas tremem menos."
10) Algumas crianças autistas hiperativas serão por vezes acalmadas se elas forem vestidas com um colete com enchimento.
"Algumas pessoas com autismo em particular, responderão melhor e terão melhorado o contato visual e a fala se o professor interagir com elas enquanto estiverem nadando ou rolando em uma esteira. A introdução sensória pelo balanço ou a pressão de esteira algumas vezes ajuda a melhorar a fala. O balanço pode ser feito como um jogo divertido. Ele NUNCA deve ser forçado."
12) Algumas crianças e adultos podem cantar melhor que falar.
"Eles podem responder melhor se as palavras forem cantadas para eles. Algumas crianças com extrema sensibilidade sonora responderão melhor se o professor falar com elas em um leve sussurro."
13) Algumas crianças e adultos não-verbais podem não processar estímulos visuais e auditivos ao mesmo tempo.
"Elas são monocanais. Elas podem não ver ou ouvir ao mesmo tempo, e não podem ser chamadas a ver e ouvir ao mesmo tempo. A elas poderá ser dada ou uma tarefa auditiva ou uma tarefa visual. Seu sistema nervoso imaturo não está apto a processar simultaneamente estímulos visuais e auditivos."
14) Em crianças não-verbais mais velhas e adultos, o tato é algumas vezes seu senso mais confiável.
BEM VINDA À HOLANDA!
"MUITAS VEZES ME PEDEM PARA CONTAR COMO CRIAMOS UMA CRIANÇA ESPECIAL, PARA AJUDAR AS PESSOAS QUE NÃO TÊM ESSA EXPERIÊNCIA ÚNICA A ENTENDÊ-LA. A COMPARAÇÃO QUE SEMPRE ME OCORRE É A SEGUINTE: ESPERAR UM BEBE É COMO PLANEJAR A FANTÁSTICA VIAGEM COM QUE VOCÊ SEMPRE SONHOU PARA ITÁLIA. VOCÊ COMPRA UM MONTE DE GUIAS E FAZ PLANOS MARAVILHOSOS.
O COLISEU. O DAVID DE MICHELANGELO. AS GÔNDOLAS
DEPOIS DE MESES DE EXPECTATIVA, FINALMENTE CHEGA O DIA DA VIAGEM. VOCÊ ENTRA NO AVIÃO E ALGUMAS HORAS DEPOIS A AEROMOÇA DIZ: BEM VINDA À HOLANDA. HOLANDA?! COMO ASSIM, HOLANDA? VOCÊ SE ESPANTA. MEU VÔO ERA PARA ITÁLIA, SONHEI A VIDA INTEIRA EM IR PARA ITÁLIA! MAS HOUVE UMA MUDANÇA NO PLANO DE VÔO. ATERRIZARAM NA HOLANDA E ESTE É SEU DESTINO AGORA. O IMPORTANTE É QUE NÃO TE LEVARAM A UM LUGAR HORRÍVEL E DESAGRADÁVEL, CHEIO DE EPIDEMIAS, FOME E DOENÇA.
É SÓ UM LUGAR DIFERENTE. ENTÃO VOCÊ TEM QUE SAIR E COMPRAR NOVOS GUIAS. E APRENDER UMA LÍNGUA NOVA. E CONHECER PESSOAS QUE VOCÊ JAMAIS TERIA CONHECIDO. O RITMO É MAIS LENTO QUE O DA ITÁLIA; A LUZ MENOS BRILHANTE. MAS DEPOIS DE ESTAR LÁ POR ALGUM TEMPO, TOMA FÔLEGO, OLHA EM VOLTA E COMEÇA A NOTAR QUE A HOLANDA TEM MOINHOS... E A HOLANDA TEM TULIPAS. A HOLANDA TEM ATÉ REMBRANDTS. MAS TODO MUNDO QUE VOCÊ CONHECE FOI E VOLTOU DA ITÁLIA CONTANDO MARAVILHAS DO TEMPO PASSADA LÁ. PELO RESTO DA VIDA VOCÊ DIRÁ: ERA PARA LÁ QUE EU DEVERIA TER IDO. ERA ISSO QUE EU TINHA PLANEJADO. E A DOR DO SEU CORAÇÃO NUNCA, NUNCA MESMO, IRÁ EMBORA COMPLETAMENTE... PORQUE, AFINAL, A PERDA DESSE SONHO É MUITO SIGNIFICATIVA. MAS SE VOCÊ PASSAR A VIDA INTEIRA LAMENTANDO O FATO DE NÃO TER IDO A ITÁLIA, TALVEZ NÃO POSSA DESCOBRIR E APROVEITAR O QUE EXISTE DE TÃO ESPECIAL EM TODAS AS COISAS ADORÁVEIS QUE HÁ NA HOLANDA".
EMILY PERL KINGSLEY
minha filha micaela esta com dificuldades de aprender os numeros e alfabetos como posso ajudala tem algum site ou jogos que possoa me ajudar
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEstou respondendo aqui, pois não tenho umendereço eletrônico seu para lhe responder, espero que vc tenha acesso a esta resposta, na lista de blogs aqui no blog da Anna, tem dois links que podem te ajudar, um é o Blog da Amanda "Caminhos do Autismo", ela trabalha com crianças autistas e é uma pessoa maravilhosa, muito acessível, e o outro link é do site do Instituto Indianópolis, lá vc encontrará artigos bem interessantes sobre crianças autistas.
Espero estar te ajudando.
Meu e-mail para contato é tidymae@hotmail.com, e estou a sua disposição!
Abraço fraterno!
Eu adorei esta postagem! Adoraria poder copiar e colocá-lo no meu Blog. Posso? bjs!bjs!bjs!
ResponderExcluirOlá Lu Ar!
ResponderExcluirClaro que pode é só não esquecer de publicar o nome do autor!rsrs este texto também está publicado no site Indianópolis!
Beijão!
Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirAdorei!
Bjs!
Ola Grace,
ResponderExcluirMeu nome e Nataly, recentemente minha filha de apenas 18 meses tambem foi diagnostica com autismo e eu senti que meu mundo desabou. Moro nos EUA ha alguns anos. E para mim tem sido dificil nao pensar nisso todos os dias. Gostaria de me comunicar com maes que enfrentam os mesmo problemas, ja que uma vez nao sei como deixar de pensar e chorar todos os dias. Agradeceria imensamente pelo suporte de voces maes.
Anteciosamente,
Nataly
Meu email e gianna571@gmail.com