O UNIVERSO DA MINHA FILHA
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domingo, 16 de maio de 2010
A busca pelo tratamento ( parte 1 )
O diagnóstico da Anna e a minha descoberta de ser autista de alto funcionamento, foi um momento muito especial para nós.
Neste período a comunicação da Anna era somente através de gritos, choro e alguns gestos , toda a interação era através do meu silêncio e dos gritos e lágrimas da minha filha, eu desenvolvi uma forma de ler os sentimentos da minha filha, e com isto enfrentei o mundo para protegê-la.
Quanto mais eu me identificava com ela, mais eu era acusada de estar mimando e "deseducando" minha filha, e este meu comportamento super-protetor foi considerado a causa do comportamento da Anna, e isto se tornou uma "bola de neve", quanto mais eu percebia o sentimento dela, diferente das outras pessoas que só viam o comportamento, eu sentia e me identificava com o sofrimento dela, mais eu tentava ajudar e assim o nosso comportamento era considerado "causa e efeito".
Eu fiz a busca por tratamento na cidade em que morávamos, Itapema-SC, e para nossa surpresa, não existia ali este recurso.
O Anderson estava cursando o primeiro ano da sua tão sonhada universidade, com bolsa integral do Prouni, ele frequentava o curso de engenharia Elétrica na UNISUL em Floriánópolis-SC, e trabalhavava numa empresa de engenharia, prestadora de serviços em manutenção predial.
Como Florianóplis é bem próxima a Itapema, o segundo lugar que procuramos tratamento foi lá, falei com a AMA, com a APAE, e com a Secretaria de Educação Especial, porém todos me disseram que nós teríamos dois atendimentos semanais, e que não teria estimulação no regime de escola.
Procuramos a AMA de Joinville-SC, fomos visitar uma entidade em Itajaí-SC, mas a Anna teria os atendimentos isolados, era importante claro, mas soubemos que na minha cidade natal, Curitibanos-SC, a APAE que já funcionava como escola especial, havia feito convênio com o SUS e disponibilizava todos os profissionais que a Anna precisa e ela frequentaria a escola onde os autistas tem atendimento específico.
Um mês após o diagnóstico (Junho-2009) eu e a Anna viemos sozinhas para Curitibanos, enquanto o Anderson ficou para encerrar o semestre na faculdade e decidir com seria para voltarmos morar juntos novamente.
Este período foi crítico.
Vou continuar este capítulo em breve, relembrar tudo é difícil e ao mesmo tempo confortador, pois vejo nitidamente a força que temos e que na hora dos acontecimentos, não reconhecemos!!
Abraço forte e fiquem com Deus!
Grace Caroline
tidymae@hotmail.com
Coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse:
2. A minha percepção sensorial é desordenada.
3. Por favor, lembre de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer)
4. Eu sou um "pensador concreto" (concrete thinker).
5. Por favor, tenha paciência com o meu vocabulário limitado.
6. Eu sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim.
Por favor, me mostre como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente me dizer. E, por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições consistentes me ajudam a aprender. Um esquema visual me ajuda durante o dia-a-dia. Alivia-me do stress de ter que lembrar o que vai acontecer. Ajuda-me a ter uma transição mais fácil entre uma atividade e outra. Ajuda-me a controlar o tempo, as minhas atividades e alcançar as suas expectativas. Eu não vou perder a necessidade de ter um esquema visual por estar crescendo. Mas o meu nível de representação pode mudar. Antes que eu possa ler, preciso de um esquema visual com fotografias ou desenhos simples. Com o meu crescimento, uma combinação de palavras e fotos pode ajudar mais tarde a conhecer as palavras.
7. Por favor, preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso fazer.
8. Por favor, me ajude com interações sociais.
9. Tente encontrar o que provoca a minha perda de controle.
Perda de controle, "chilique", birra, mal-criação, escândalo, como você quiser chamar, eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo. Se você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso poderá ser prevenido - ou até evitado. Mantenha um diário de horas, lugares pessoas e atividades. Você encontrar uma seqüência pode parecer difícil no começo, mas, com certeza, vai conseguir. Tente lembrar que todo comportamento é uma forma de comunicação. Isso dirá a você o que as minhas palavras não podem dizer: como eu sinto o meu ambiente e o que está acontecendo dentro dele.
10. Se você é um membro da família me ame sem nenhuma condição.
Elimine pensamentos como "Se ele pelo menos pudesse." ou "Porque ele não pode." Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais tinham para você e você não gostaria de ser sempre lembrado disso. Eu não escolhi ser autista. Mas lembre-se que isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda a minha chance de alcançar uma vida adulta digna será pequena. Com o seu suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa. Eu prometo: EU VALHO A PENA. E, finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência. Ajuda a ver o meu autismo como uma habilidade diferente e não uma desabilidade. Olhe por cima do que você acha que seja uma limitação e veja o presente que o autismo me deu. Talvez seja verdade que eu não seja bom no contato olho no olho e conversas, mas você notou que eu não minto, roubo em jogos, fofoco com as colegas de classe ou julgo outras pessoas? É verdade que eu não vou ser um Ronaldinho "Fenômeno" do futebol. Mas, com a minha capacidade de prestar atenção e de concentração no que me interessa, eu posso ser o próximo Einstein, Mozart ou Van Gogh. Eles também tinham autismo, uma possível resposta para alzaheim o enigma da vida extraterrestre - O que o futuro tem guardado para crianças autistas como eu, está no próprio futuro. Tudo que eu posso ser não vai acontecer sem você sendo a minha base.
Pense sobre estas "regras" sociais e se elas não fazem sentido para mim, deixe de lado. Seja o meu protetor seja o meu amigo e nós vamos ver ate onde eu posso ir.
CONTO COM VOCÊ!
Dicas de ensino para crianças e adultos com autismo
Dicas valiosas da experiência de um autista.
1) Muitas pessoas com autismo são pensadores visuais.
2) Deve-se evitar séries de instruções verbais longas.
5) Use métodos visuais concretos para ensinar números e conceitos.
"Meus pais me deram um brinquedo matemático que me ajudou a aprender números. Ele consistia em um jogo de blocos que tinha comprimentos diferentes e cores diferentes para os números de uma a dez. Com isto, eu aprendi a adicionar e subtrair. Para aprender frações, meu professor tinha uma maçã de madeira cortada em quatro partes e uma pêra cortada ao meio. A partir daí, eu aprendi o conceito de quatro e metades."
6) "Eu tinha a pior letra da minha classe", o que fazer?
8) O incômodo com sons altos.
9) Algumas pessoas autistas são importunadas por distrações visuais ou luzes fluorescentes.
"Elas podem ver a centelha do ciclo 60 de eletricidade. Para evitar este problema, coloque a carteira da criança perto da janela ou tente evitar usar luzes fluorescentes. Se as luzes não podem ser evitadas, use as lâmpadas mais novas que você puder conseguir. Lâmpadas mais novas tremem menos."
10) Algumas crianças autistas hiperativas serão por vezes acalmadas se elas forem vestidas com um colete com enchimento.
"Algumas pessoas com autismo em particular, responderão melhor e terão melhorado o contato visual e a fala se o professor interagir com elas enquanto estiverem nadando ou rolando em uma esteira. A introdução sensória pelo balanço ou a pressão de esteira algumas vezes ajuda a melhorar a fala. O balanço pode ser feito como um jogo divertido. Ele NUNCA deve ser forçado."
12) Algumas crianças e adultos podem cantar melhor que falar.
"Eles podem responder melhor se as palavras forem cantadas para eles. Algumas crianças com extrema sensibilidade sonora responderão melhor se o professor falar com elas em um leve sussurro."
13) Algumas crianças e adultos não-verbais podem não processar estímulos visuais e auditivos ao mesmo tempo.
"Elas são monocanais. Elas podem não ver ou ouvir ao mesmo tempo, e não podem ser chamadas a ver e ouvir ao mesmo tempo. A elas poderá ser dada ou uma tarefa auditiva ou uma tarefa visual. Seu sistema nervoso imaturo não está apto a processar simultaneamente estímulos visuais e auditivos."
14) Em crianças não-verbais mais velhas e adultos, o tato é algumas vezes seu senso mais confiável.
BEM VINDA À HOLANDA!
"MUITAS VEZES ME PEDEM PARA CONTAR COMO CRIAMOS UMA CRIANÇA ESPECIAL, PARA AJUDAR AS PESSOAS QUE NÃO TÊM ESSA EXPERIÊNCIA ÚNICA A ENTENDÊ-LA. A COMPARAÇÃO QUE SEMPRE ME OCORRE É A SEGUINTE: ESPERAR UM BEBE É COMO PLANEJAR A FANTÁSTICA VIAGEM COM QUE VOCÊ SEMPRE SONHOU PARA ITÁLIA. VOCÊ COMPRA UM MONTE DE GUIAS E FAZ PLANOS MARAVILHOSOS.
O COLISEU. O DAVID DE MICHELANGELO. AS GÔNDOLAS
DEPOIS DE MESES DE EXPECTATIVA, FINALMENTE CHEGA O DIA DA VIAGEM. VOCÊ ENTRA NO AVIÃO E ALGUMAS HORAS DEPOIS A AEROMOÇA DIZ: BEM VINDA À HOLANDA. HOLANDA?! COMO ASSIM, HOLANDA? VOCÊ SE ESPANTA. MEU VÔO ERA PARA ITÁLIA, SONHEI A VIDA INTEIRA EM IR PARA ITÁLIA! MAS HOUVE UMA MUDANÇA NO PLANO DE VÔO. ATERRIZARAM NA HOLANDA E ESTE É SEU DESTINO AGORA. O IMPORTANTE É QUE NÃO TE LEVARAM A UM LUGAR HORRÍVEL E DESAGRADÁVEL, CHEIO DE EPIDEMIAS, FOME E DOENÇA.
É SÓ UM LUGAR DIFERENTE. ENTÃO VOCÊ TEM QUE SAIR E COMPRAR NOVOS GUIAS. E APRENDER UMA LÍNGUA NOVA. E CONHECER PESSOAS QUE VOCÊ JAMAIS TERIA CONHECIDO. O RITMO É MAIS LENTO QUE O DA ITÁLIA; A LUZ MENOS BRILHANTE. MAS DEPOIS DE ESTAR LÁ POR ALGUM TEMPO, TOMA FÔLEGO, OLHA EM VOLTA E COMEÇA A NOTAR QUE A HOLANDA TEM MOINHOS... E A HOLANDA TEM TULIPAS. A HOLANDA TEM ATÉ REMBRANDTS. MAS TODO MUNDO QUE VOCÊ CONHECE FOI E VOLTOU DA ITÁLIA CONTANDO MARAVILHAS DO TEMPO PASSADA LÁ. PELO RESTO DA VIDA VOCÊ DIRÁ: ERA PARA LÁ QUE EU DEVERIA TER IDO. ERA ISSO QUE EU TINHA PLANEJADO. E A DOR DO SEU CORAÇÃO NUNCA, NUNCA MESMO, IRÁ EMBORA COMPLETAMENTE... PORQUE, AFINAL, A PERDA DESSE SONHO É MUITO SIGNIFICATIVA. MAS SE VOCÊ PASSAR A VIDA INTEIRA LAMENTANDO O FATO DE NÃO TER IDO A ITÁLIA, TALVEZ NÃO POSSA DESCOBRIR E APROVEITAR O QUE EXISTE DE TÃO ESPECIAL EM TODAS AS COISAS ADORÁVEIS QUE HÁ NA HOLANDA".
EMILY PERL KINGSLEY
Quero acompanhar esta história de perto! Seus relatos sobre os processos de entendimento são muito importantes!
ResponderExcluirEstou com saudades das nossa conversas.
Quando vai me mandar um email de novo?
um beijão!
Oi querida! Que honra ter vc no HOSPEDANDO ANJOS!!! Sua filha é linda, aliás toda a família!!!
ResponderExcluirCompartilhar nossas experiências, sem dúvida torna a caminhada menos árida... E conhecer, sentir, dividir, tornam-se riquezas para nós!
Muito prazer em conhecer, mais uma mãe CORAGEM!
Vamos em frente, na luta por dias melhores!!!
mil bjs!!!
Você tem uma filhota linda Grace. Vou seguir também este blogue quero acompanhar a sua história amiga.
ResponderExcluirBeijinhos,
Ana Martins
Oi Ana, sua história ainda terá muitos capítulos, que Deus a acompanhe sempre. Tenho o Leandro, que tem 29 anos, está no meu Orkut que é Rose e Leo Breda. Nossas vidas, tem que ser vivida, um dia por vez, e renovar nossa coragem todos os dias e vivermos felizes, mesmo com todas as dificuldade, Vou te acompanhar e meu imail é rosangela.breda@yahoo.com.br. Meu filho é atendido na AMA-DF.Conte comigo quando precisar de uma amiga. Bjus
ResponderExcluirSou grata a Deus por ter esta maravilha em minha sala de aula. Ela é linda, encantadora...
ResponderExcluirTodo este relato me emocionou e me fez acreditar cada vez mais na bondade de Deus e na qualidade do ser humano: seres únicos e muito especiais...
Eu te amo Anninha liiiiiinda!!!!
Bjo mto carinhoso da tua profe Eliana.
Muito obrigada profe Eliana!!!
ResponderExcluirA sua presença nas nossas vidas é muito especial!!
Que Deus te abençoe e a toda sua família!!
A Anna surpreende a cada dia... apesar de não ter participado da apresentação, ensaiou com a turma com muita atenção, responsabilidade e interesse... ela é muito fofa mesmo!!!
ResponderExcluirAdooooorei Anna !!!
Bjo da profe.